O município de Leopoldina já conta com o Programa JCC – Jovens Construindo a Cidadania. No último dia 26 de outubro, foi realizada a solenidade de diplomação e posse da diretoria do JCC no CAIC, composta por alunos da escola. Na oportunidade, foram realizadas diversas apresentações musicais elaboradas pelos próprios alunos.
Programa instituído pela Polícia Militar, o JCC tem o objetivo de aprimorar e reforçar atitude proativa, preventiva e educativa nas comunidades escolares da rede pública e privada, atuando junto aos adolescentes e jovens, ensinando valores positivos e princípios de cidadania. De forma mais específica, o JCC visa criar um ambiente livre de crimes, drogas e violência, através de um movimento liderado pelos próprios jovens, sendo eles os principais responsáveis pela prevenção, na busca de criar uma cultura de paz em um ambiente de aprendizado.
Em Leopoldina, o monitor é o Cabo Ribeiro e a primeira escola contemplada com o programa é o CAIC. Segundo ele, o JCC prevê aos jovens toda a assistência necessária para o desenvolvimento de programas liderados por eles e para eles, que são os protagonistas do programa. “Em toda escola, onde é implantado o JCC, percebe-se uma mudança radical de comportamento entre os alunos e na relação com professores e diretores. Trata-se de um fato novo que vai modificar o conceito de educação no país”, afirmou Ribeiro.
O Major Cláudio Nazário da Silva Machado, Comandante da Polícia Militar de Leopoldina, salientou que se trata de um investimento em prevenção como forma de resolver a questão da criminalidade. “O trabalho com adolescentes e crianças é a ferramenta mais eficaz para se prevenir o crime”, afirmou Nazário, ressaltando que o programa forma lideranças para influenciar positivamente no comportamento dos alunos.
Major Nazário destaca o importante papel da figura do policial na escola. “A presença do policial junto com as crianças e adolescentes tem um caráter pedagógico, serve para mostrar que o policial não é uma figura repressora”. Segundo ele, a meta da Polícia Militar é estender o JCC para todas as escolas do município.
A diretora do CAIC aprovou a presença dos policiais no interior da escola. Segundo Luíza Helena Morais Barbosa, a presença dos policiais ajudou a resolver vários problemas que faziam parte do cotidiano da escola. São estabelecidos diálogos com os alunos e com as famílias, criando uma nova consciência. “Os policiais atuam como educadores, amigos e parceiros para educação do nosso município”, frisou.
A Administração Municipal esteve representada na solenidade pelo Prefeito Bené Guedes, acompanhado por Sérgio Luis Batista Lupatini – Secretário de Governo, Arnaldo Spindola e Antônio Carlos Sobrinho – Assessoria de Imprensa. O Chefe do Executivo fez questão de cumprimentar a Polícia Militar e toda a equipe de direção do CAIC. “Esta formação ajuda muito os jovens a vencer as dificuldades, a terem novas oportunidades com a construção da auto-estima.”
O Prefeito Municipal considerou importante investir em segurança pública, por ser este um dos pilares que sustentam a qualidade de vida das cidades. “O JCC será um braço importante para promover a paz, a tranquilidade, o progresso e o entretenimento no ambiente escolar. A Prefeitura está aberta para apoiar constantemente esse tipo de trabalho”, salientou Bené Guedes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário