Quando chega o mês de junho, todos já sabem: São João vem aí. È hora de preparar os chapéus de palha e as bandeirinhas, convidar compadres e comadres para dançar quadrilha, acender a fogueira e se esbaldar de tanto comer pipoca, pastel, canjica, cocada e pé-de-moleque.
EM Botelho Reis
Arraiá da EM Antônio Lomba Junior - Fazenda Bocaína - Ribeiro Junqueira
Na época da colonização do Brasil, após o ano de 1500, os portugueses introduziram em nosso país, muitas características da cultura européia, como as Festas Juninas.
Aos poucos as festas juninas foram sendo difundidas em todo o território do Brasil, mas foi no Nordeste que se enraizou, tornando-se forte na nossa cultura.
Arraiá da EM Botelho Reis
Com o passar dos anos, as Festas Juninas ganharam outro símbolos característicos. Como é realizada num mês mais frio, passaram a acender enormes fogueiras para que as pessoas se aquecessem ao seu redor. Várias brincadeiras entraram para a festa, como pau de sebo, o correio elegante, o casamento no roça, dentre outros, com o intuito de animar ainda mais, a festividade.
EM Antônio Lomba Junior
A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Direção das Escolas, mantém viva esta tradição e no período de 01 de junho a 15 de julho, transformou o município em um enorme arraial, contagiando alunos, pais e comunidade, fortalecendo os laços entre as escolas e famílias e levando todos a colocar o “pé na roça”.
EM Botelho Reis
As escolas da rede municipal receberam todo apoio e estrutura da Secretaria de Educação de Educação e retrataram esta festa popular com muita animação e descontração, contando com a participação especial da comunidade leopoldinense.
Parabéns às equipes das escolas Municipais que com envolvimento e dedicação, fizeram bonito nas apresentações e encantaram a todos que participaram dos eventos.
EM Antônio Lomba Junior
EM Botelho Reis
Participação de funcionários da Secretaria Municipal de Educação no Arraiá dos Lomba
Nenhum comentário:
Postar um comentário