SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

" A EDUCAÇÃO É A ARMA MAIS PODEROSA QUE VOCÊ PODE USAR PARA MUDAR O MUNDO"

(Nelson Mandela)

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Conferência Estadual de Cultura




A Conferência se realizou no dia 23 de outubro, de 8 às 18:00, no auditório do Cefet.

MUNICÍPIO REALIZA A 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA






A Prefeitura de Leopoldina, através da Secretaria Municipal de Cultura, promoveu, no último dia 23, no auditório do CEFET, a 1ª Conferência Municipal de Cultura. Na oportunidade, cerca de 50 pessoas conversaram sobre as políticas públicas relacionadas ao setor. O evento serviu para promover o encontro entre cidadãos e os representantes do Governo Municipal para discutir propostas de políticas públicas de cultura.

O tema geral da conferência foi “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”. Durante o encontro foram discutidos os eixos temáticos Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa; Gestão e Institucionalidade da Cultura. A Conferência de Cultura mobilizou representantes de grupos e entidades culturais, diretores de escolas, professores, supervisoras, empresários, representantes de diversos setores da Prefeitura, entre outros.

A Mesa Principal foi composta pelo Dr. Sérgio Soares da Silveira - Promotor de Justiça da Comarca de Leopoldina, Lúcia Lopes Horta – Secretária Municipal de Cultura, Valéria Equi Benatti Bártole – Coordenadora Geral da CMC, Rosângela Moreira Lima Costa – Presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural e Natural de Leopoldina, Dr. João Fernando Vieira da Silva – Coordenador do Núcleo de Atividade de Extensão da Faculdade DOCTUM, Carlos Heleno Torres de Almeida – Secretário de Desenvolvimento Econômico, Oswaldo Giovanini Junior – Coordenador dos Projetos Sons da Mata e Cine Cubuca, Renata Lima Arantes – OSCIP Felizcidade, Lourdes Beatriz Junqueira Ferraz – 1ª Secretária da Câmara Municipal.

Após a apresentação do Coral Encanto, fizeram pronunciamentos Lúcia Lopes Horta, Lourdes Beatriz Junqueira Ferraz e Dr. Sérgio Soares da Silveira. Em seguida, Valéria Equi Benatti Bártoli fez a apresentação dos eixos temáticos da conferência. Também fez uso da palavra Carlos Heleno Torres de Almeida que discorreu sobre Cultura e Desenvolvimento.

Na parte da tarde, destaque para apresentação do Grupo Sons da Mata e do Cine Cubuca com apresentação de um pequeno filme produzido em Leopoldina. Em seguida, os participantes estiveram com Érica Delgado, ex-Superintendente de Cultura da FUNALFA de Juiz de Fora que apresentou uma palestra seguida de dinâmicas.

Para o Professor e Antropólogo Oswaldo Giovanini Junior, a conferência foi um momento histórico ao juntar Poder Público e a Sociedade Civil para conversar sobre uma política cultural para a cidade. “Nós saímos com bastante esperança, com várias propostas e, principalmente, um plano de cultura para a cidade”.

A Coordenadora Geral da Conferência, Valéria Equi Benatti Bártoli fez uma avaliação positiva do evento. Ela destacou que a conferência demonstrou que o trabalho na cultura leopoldinense está sendo feito de forma dedicada, promovendo o resgate das tradições locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário