SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

" A EDUCAÇÃO É A ARMA MAIS PODEROSA QUE VOCÊ PODE USAR PARA MUDAR O MUNDO"

(Nelson Mandela)

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Curso de Capacitação Projeto Trilhas – Projeto de formadores de leitores


A Secretaria Municipal de Educação de Leopoldina realizou nos dias 20 e 21 de dezembro de 2010 capacitação para 49 professores de Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental da rede de ensino municipal.

A capacitação foi preparada e executada pelas supervisoras Anízia Rosa Ferreira Vieira, Marilza Aparecida Ferreira Duarte Bella e Vera Lúcia do Vale Costa partindo no material do Programa Crer para Ver da empresa de cosméticos Natura. O programa existe desde 1995 e tem por objetivo contribuir para a melhoria da educação básica pública do Brasil.

Em 2010 a Secretaria Municipal de Educação de Leopoldina fez a adesão ao programa e as escolas municipais de Educação Infantil e do 1° ano do Ensino Fundamental receberam o material do Projeto Trilhas que é composto de três conjuntos de materiais: TRILHAS PARA LER E ESCREVER TEXTOS, TRILHAS PARA ABRIR O APETITE POÉTICO E TRILHAS PARA JOGOS, elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho dos professores, visando criar oportunidades para que as crianças da pré-escola tenham maior acesso à literatura infantil, à escrita, e consequentemente inseri-las no universo letrado, desenvolvendo a competência linguística, tanto oral quanto escrita.

Os professores reuniram nestes dois dias de capacitação na Escola Municipal Ribeiro Junqueira para conhecer o material e estudar a fundamentação teórica. Contamos com a participação do estudante de psicologia Thiago do Vale Costa que falou aos professores sobre a contribuição de dois grandes estudiosos da área da educação Jean Piaget e Vigotsky, principalmente ressaltando a aquisição da linguagem e sua relevância no processo de aprendizagem humana.

O desenvolvimento desse projeto colaborará para a democratização da escola e para que ela cumpra seu papel fundamental que é o acesso ao conhecimento e a formação de leitores, que são essenciais na formação de cidadania e educação para a vida.

Parabéns aos professores participantes e obrigado pelos momentos de formação.


PREFEITURA CONCEDE ABONO AOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO



Os professores da rede municipal de educação de Leopoldina recebem dia 30/12 abono salarial de 2010. Cerca de R$ 700.000,00 em recursos do Fundeb vão ser distribuídos entre 345 professores da educação básica - efetivos e temporários – diretores e pedagogos que tenham trabalhado durante este ano. O abono pago pela prefeitura é proporcional ao período trabalhado por cada profissional.


“Temos que respeitar o limite prudencial de nossos gastos com pessoal para não ferir o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. A proporcionalidade aplicada ao repasse do abono salarial nos ajuda nesse sentido”, esclarece a secretária municipal de Educação, Lúcia Lopes Horta.

O abono é pago aos professores com recursos do Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Sessenta por cento do que é repassado pelo governo federal aos municípios por meio desse fundo tem que ser destinado aos professores. “Esses recursos são para beneficiar apenas os profissionais do ensino. Não podem ser investidos de outra forma, como na construção de novas escolas. Para os outros segmentos da educação, como manutenção das escolas, reformas, aquisição de mobiliários, remuneração dos profissionais não docentes e outros, temos os 40%”, explica a secretária Lúcia Horta.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Comemoração em homenagem ao Dia do Diretor

"Podemos fazer qualquer coisa em nossas vidas quando se trata de bens materiais, mas precisamos tomar o máximo de cuidado quando se trata de seres humanos. Para isso torna-se necessário pessoas que, com sua capacidade, sabedoria e honestidade possam contribuir para a melhoria de nossa sociedade e dos indivíduos nela envolvidos. Portanto, você DIRETOR  é importante nesta mudança: um ser que acredita na humanização através de suas ações nas Unidades Escolares. Que neste seu dia o ‘SER SUPREMO’ lhe dê muita Luz para enfrentar os desafios de sua função..."

Equipe da Secretaria Municipal de Educação e Técnicos Pedagógicos da rede municipal.




Supervisora Rita e  Geruza,Diretora do Subprogra Cultura

Vice Diretora Nilene e a supervisora Jucelia
Supervisora Denise e Jane, Diretora do Subprograma Serviços Gerais

Diretora Cristina e a supervisora Anízia

Diretora Izabel e a supervisora Marisa
Diretora Kelly e a Secretária de Educação, Lucia Horta

Vice Diretora Vânia e a Superintendente Pedagógica, Josi






Parabéns, diretores!!!!!!!!!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Escola Municipal Rotary participa de Intercâmbio Cultural



A Escola Municipal Rotary recebeu o convite da Escola Municipal Flávia Dutra da cidade de Cataguases, para participar de um projeto de Intercâmbio Cultural.

De acordo com a tutora do Laboratório de Informática de Cataguases “Fazendo Amizade com o Computador” Cintia Andries, é um projeto Interdisciplinar com o tema “ Embarque e viaje nesse trem “.

Tem como objetivo criar oportunidades para a criança estudar a história do município e conhecer a história da cidade durante a existência do trem ( início e o término).

É uma forma de incentivar o Intercâmbio e a Interação Social.

Neste projeto participam alunos da turma do 3º ano do Ensino Fundamental da professora Flávia Carias da Escola M. Flávia Dutra e alunos do 4º ano da Escola Rotary da turma da professora Vanilse Santos, onde através de cartas enviadas por

e-mail, trocam informações culturais de sua cidade, postando dados e imagens, usando os recursos disponíveis do computador.

Os alunos receberam uma pasta, contendo todo os dados pertinentes a pesquisa para desenvolver o trabalho.

A culminância do projeto se dará em dois momentos:

No dia 06/12/10, os alunos da cidade de Cataguases virão á Leopoldina , numa confraternização e farão um City Tour pela cidade em parceria com a Superintendência de Cultura, Rosângela Resende , tendo como guia Kalon Moraes.

No dia 08/12/10, os alunos do Rotary, irão à Cataguases , sendo recepcionados na escola Flávia M.Dutra , onde farão um City Tour, conhecendo a parte histórica, os pontos turísticos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, tendo como guia local a coordenadora de Educação Patrimonial Virgínia Souza .

Dessa forma, colocada a informática, ao alcance desses alunos, neste mundo cada vez mais informatizado, proporcionar-lhe-emos o conhecimento da moderna tecnologia, derrubando o mito e habilitando-as, por conseguinte, a operar esta máquina fantástica que parece, por vezes, superar o homem em cuja inteligência ela encontra sua geratriz.


Alunos envolvidos no projeto , Cristina (diretora), Cintia ( Supervisora e autora do projeto), Vanilse (professora).