Os professores da rede municipal de educação de Leopoldina recebem dia 30/12 abono salarial de 2010. Cerca de R$ 700.000,00 em recursos do Fundeb vão ser distribuídos entre 345 professores da educação básica - efetivos e temporários – diretores e pedagogos que tenham trabalhado durante este ano. O abono pago pela prefeitura é proporcional ao período trabalhado por cada profissional.
“Temos que respeitar o limite prudencial de nossos gastos com pessoal para não ferir o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. A proporcionalidade aplicada ao repasse do abono salarial nos ajuda nesse sentido”, esclarece a secretária municipal de Educação, Lúcia Lopes Horta.
O abono é pago aos professores com recursos do Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Sessenta por cento do que é repassado pelo governo federal aos municípios por meio desse fundo tem que ser destinado aos professores. “Esses recursos são para beneficiar apenas os profissionais do ensino. Não podem ser investidos de outra forma, como na construção de novas escolas. Para os outros segmentos da educação, como manutenção das escolas, reformas, aquisição de mobiliários, remuneração dos profissionais não docentes e outros, temos os 40%”, explica a secretária Lúcia Horta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário